Skip to main content

System Messages

  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/trindade/public_html/drupal/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home/trindade/public_html/drupal/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home/trindade/public_html/drupal/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter_term_node_tid::value_validate() should be compatible with views_handler_filter::value_validate($form, &$form_state) in /home/trindade/public_html/drupal/sites/all/modules/views/modules/taxonomy/views_handler_filter_term_node_tid.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /home/trindade/public_html/drupal/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /home/trindade/public_html/drupal/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.

ECUMENISMO

Buscando Unidade na Diversidade

 


REJUPainel Juventudes, ecumenismo e direitos   


Panorama das Juventudes no Brasil (Leonardo Ostronoff)


O Ecumenismo e Direitos (Daniel Souza) 



O acordo da plena comunhão reconhece mutuamente a validade das ordenações nas duas igrejas, um ponto controvertido no processo. A Igreja Morava não abriu o ministério ordenado a sacerdotes homossexuais, o que é possível na Igreja Episcopal dos Estados Unidos. A Unitas Fratrum, ou Unidade dos Irmãos, que congrega as igrejas moravas do planeta, posicionou-se a respeito, alegando que a questão posta não é um assunto doutrinal, abrindo caminho, assim, ao acordo de plena comunhão.


No último domingo (23.01) a Igreja Anglicana, representada pela Paróquia da Santíssima Trindade de São Paulo, foi palco do Lançamento Nacional da Campanha Contra a Intolerância Religiosa promovida pela REJU (Rede Ecumênica de Juventude). Uma ocasião muito especial para tratar de um tema tão relavante para o contexto social e religioso brasileiro.


O cientista político Ziad Moussa, do Centro Al-Ahram de Estudos Políticos e Estratégicos do Cairo, concorda que há um planejamento externo de atacar a sociedade egípcia. Embora concorde que estímulos sectários venham de fora, Ziad Moussa também questiona a negativa do governo egípcio de admitir que há, também, um aumento do sectarismo enraizado dentro Egito.Ele diz que no passado, muçulmanos e cristãos formavam uma sociedade secular, em que os dois grupos prestigiavam as festividades religiosas de ambos.


 


A presença da Igreja Anglicana nessa Jornada teve uma característica interessante por causa de um grande grupo do Nordeste, representado principalmente por jovens da Diocese Anglicana do Recife oriundos da Catedral da Santíssima Trindade, do Ponto Missionário da Liberdade (cidade de Jaboatão dos Guararapes), Paróquia Boas Novas de Caaporã (Paraíba) e também da Paróquia Bom Pastor (Salvador).


Cruz da Igreja Martin Luther centro de São PauloEntre os dias 04 e 05 de novembro a Igreja Martin Luther (IECLB- Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil), no centro de São Paulo, hospedou a Comissão Teológica do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).




O Reverendo Arthur Cavalcante (pároco da Santíssima Trindade) estará na Comissão de Liturgia conjuntamente com demais membros representantes de Igrejas e Instituições Ecumênicas.


 


Leonardo BoffO jornalista e membro da Paróquia da Santíssima Trindade, Dermi Azevedo, realizou uma entrevista exclusiva com Leonardo Boff em preparação para a Campanha Primavera Para a Vida nos dias 24 e 25 de setembro.

Campanha Primavera Para a Vida Neste ano o tema escolhido foi o tema da Justiça Ambiental e a  proposta é que as comunidades se dediquem ao debate sobre as causas e as graves conseqüências das mudanças climáticas e a necessidade de nos educarmos para garantir a vida da nossa casa comum, o Planeta Terra. O teólogo Leonardo Boff, em um de seus últimos textos, afirma: Vivemos tempos urgentes. São as urgências que nos fazem pensar e são os perigos que nos obrigam a criar arcas de Noé salvadoras... Por Eliana Rolemberg 


Campanha Primavera para VidaA consciência da relação umbilical entre democracia, direitos humanos e desenvolvimento humano, a partir do compromisso das igrejas cristãs, será a tônica central das atividades de lançamento da “Campanha Primavera para a Vida", da coordenadoria ecumênica de serviço (CESE), e será realizada a partir do próximo dia 24/09. A CESE, com sede em Salvador (BA), é uma das principais organizações de caráter nacional na área da promoção desses valores.