Skip to main content

Liturgia

Adoração na Igreja Anglicana


A liturgia é a palavra mais adequada para se referir a tudo o que envolve o ato de adoração do Povo de Deus. Ela está presente em diversos ramos do cristianismo tais como nas Igrejas Católicas, Ortodoxas, Protestantes, Evangélicas e Pentecostais. Toda comunidade cristã seguirá sempre um determinado padrão de culto (liturgia) mesmo que não utilize de forma consciente ou formal algum Livro ou Manual de Culto. 


Livro de Oração Comum


Livro de Oração ComumA Igreja Anglicana tem na liturgia um grande valor para expressão de sua espiritualidade.  Usamos o Livro de Oração Comum (LOC) como instrumento para adoração comunitária. Por sermos uma Igreja espalhada no mundo e em constante diálogo com outras Igrejas Irmãs, preservamos um padrão universal de culto. Para saber o que os anglicanos crêem basta ter em mãos o Livro de Oração Comum. Preservamos nesse Livro a herança de fé de nossos antepassados, mantendo a sintonia com toda Igreja Cristo e tendo a certeza que nossas orações são realizadas conforme o padrão bíblico.


Há espaço para muitas formas de expressão no culto anglicano e a vida sempre estará presente. A verdadeira liturgia deixa expressar elementos da Cultura e da Vida do Povo. Muitos acham que a liturgia não permite a livre ação do Espírito Santo ou dos gestos espontâneos dos fiéis. Isso não é verdade! A liturgia anglicana não está restrita ao Presidente da Celebração, mas é partilhada igualmente com o Povo. Todos têm seu lugar em nossos Ofícios Religiosos.


Bíblia


As leituras bíblicas são distribuídas de forma muito equilibrada procurando se adequar aos diferentes tempos vivenciados pela Igreja. Durante todos os anos lemos grandes e diferentes trechos da Bíblia que contemplam as passagens fundamentais da Fé Universal da Igreja.  Nos Sermões nossos pregadores seguem fielmente o texto bíblico, fazendo uma exposição clara, contextualizada e relevante para a vida dos fiéis.   Acreditamos que uma boa pregação da Palavra de Deus é fruto de muito estudo, de uma vida piedosa, de bom senso e muita oração.


Música


As músicas expressam nossa fé, história, alegrias, lamentos e esperanças. Gostamos da boa música e para isso buscamos as melhores melodias com letras bem sintonizadas com a Palavra de Deus e a vida do Povo.


Oração


Livro de Oração ComumAcreditamos que a oração é um dos elementos importantes da espiritualidade cristã e para isso usamos o Livro de Oração como instrumento poderoso para nos conduzir até Nosso Senhor Jesus Cristo. A recitação de orações do LOC permite ao Povo também realizar suas preces espontaneamente.  No momento das Intercessões partilhamos pedidos por toda Igreja de Cristo, pela comunidade local, pela sociedade e claro as nossas preces pessoais. E por fim, rendemos sempre Ações de Graça por todas as bênçãos de Deus sobre nossas vidas.  


Santa Comunhão


A Santa Comunhão também chamada de Eucaristia representa o ponto central da adoração dos anglicanos. Acreditamos que Jesus está presente na Vida Comunitária quando partilhamos nossas vidas como irmãos e irmãs. Continuamos à prática da Igreja em  celebrar a Comunhão dominicalmente. Na partilha do Pão e do Vinho demonstramos que Jesus está vivo no meio de nossa Comunidade.  


Todas as pessoas são convidadas para participar da Eucaristia, pois a Mesa do Senhor pertence aos homens e mulheres de boa vontade.