Skip to main content

o mundo anglicano

 


Breve Apresentação sobre Igreja Anglicana


Pertencemos à Comunhão de Igrejas Anglicanas que se faz representar em mais de 160 países, congregando 80 milhões de fiéis. Nossa história vem da evangelização das Ilhas Britânicas nos primeiros séculos da era cristã. Durante os séculos foi incorporando tradições do antigo cristianismo celta (povo local), católico (romano) e reformado (protestante). Preservamos, assim, toda essa rica herança cristã em nossa liturgia (orações, ritos e cerimônias) e teologia (crença).


Apesar de raízes inglesas, a Igreja Anglicana incorpora as características culturais nos diversos países (língua/costume). Somos um ramo da Igreja Cristã que mantém o diálogo ecumênico mundial por meio do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), na América Latina através do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) e no Brasil participamos do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).


Nossa comunidade de fiéis é marcada pela diversidade étnica, de idade, gênero, de orientação sexual (inclusiva) e de origens religiosas diferentes. Temos um jeito de ser, chamado de Ethos Anglicano, no qual a diversidade é uma qualidade e não um defeito. A espiritualidade anglicana tem sua identidade apoiada em quatro pontos:


Bíblia (Antigo e Novo Testamento)


Credos (Apostólico e Niceno - símbolos da fé cristã)


Sacramentos (Principais são Batismo e Eucaristia) e


Episcopado (Forma de governo eclesiástico com participação decisiva do povo nas eleições dos seus bispos/pastores e nas leis que regem a Igreja).


A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) expressa na prática sua missão na sociedade brasileira através da:



  1. Proclamação da Boa Notícia do Evangelho,

  2. Batismo, Ensino e Acompanhamento Pastoral dos fiéis,

  3. Serviço com amor aos necessitados,

  4. Luta pela transformação das estruturas sociais injustas e por fim,

  5. Zelo pela integridade da vida em todas as suas manifestações.

Alguns sites anglicanos