Skip to main content

Aliança Anglicano-Metodista

ALIANÇA ANGLICANO-METODISTA


O preâmbulo

Nós da Igreja Metodista da Grã-Bretanha e da Igreja da Inglaterra, sobre a base da nossa história comum, a nossa plena concordância na fé apostólica, o nosso entendimento teológico compartilhado sobre a natureza e a missão da Igreja e do seu ministério e supervisão, e os nossos acordos sobre o objetivo da plena unidade visível, tal como definido nas seções anteriores da nossa Declaração comum, decidimos fazer o Pacto seguinte sob a forma de afirmações interdependentes e compromissos. Fazemo-lo em um espírito de penitência diante de todos os pecados humanos e estreiteza de visão que contribuíram para as nossas divisões do passado, acreditando que a nossa separação nos empobrece e que o nosso testemunho do Evangelho tem sido enfraquecido por conseguinte; e em um espírito de agradecimento e alegria para a convergência de fé e de colaboração na missão que temos vivido nos últimos anos.


As afirmações

1. Afirmamos ambas as igrejas como igrejas verdadeiras pertencentes a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica de Jesus Cristo e como tal, realmente participa na missão apostólica de todo o povo de Deus.
2. Afirmamos que, em ambas as igrejas a palavra de Deus é autenticamente pregada e os sacramentos do Batismo e da Eucaristia são devidamente administrados e celebrados.
3. Nós afirmamos que ambas as nossas igrejas têm sua confissão firmada na palavra e na vida da fé apostólica revelada nas Sagradas Escrituras e definidas nas credos ecumênicos.
4. Afirmamos que uma outra pessoa ordenada,  bem com ministérios leigos, são dados por Deus como instrumentos de sua graça, para edificar o povo de Deus na fé, esperança e amor, para o ministério da palavra, sacramento e cuidado pastoral e para participar da missão de Deus no mundo.
5. Afirmamos que pessoas  no ministério ordenado possuem tanto o chamado interior do Espírito Santo como da Comissão de Cristo dada através da Igreja.
6. Nós afirmamos que ambas as nossas igrejas incorporam a natureza, conexional e conciliar da Igreja e que a supervisão pessoal (episcopal), comunal ou colegial e é exercida dentro delas em várias formas.
7. Afirmamos que existe já uma base para um acordo sobre os princípios de supervisão episcopal como um sinal visível e instrumento de comunhão da Igreja no tempo e no espaço.



Autorizações/Compromissos

1. Comprometemo-nos, como prioridade, trabalhar para superar os obstáculos para a unidade orgânica das nossas duas igrejas, a caminho da plena unidade visível da Igreja de Cristo. Em particular, estamos ansiosos para o momento da plena unidade visível de nossas igrejas torne possível um ministério unido, intercambiável.
2. Comprometemo-nos a compreender mais profundamente a nossa vida comum missionária  e compartilhar as contribuições distintivas de nossas tradições, tomando medidas para trazer mais estreita colaboração em todas as áreas de testemunho e serviço em nosso mundo carente.
3. Comprometemo-nos a continuar a acolher  os membros batizados uns dos outros na participação na comunhão, adoração e missão de nossas igrejas.
4. Nós nos comprometemos a incentivar formas de partilha da eucaristia, incluindo hospitalidade eucarística, em conformidade com as regras de nossas respectivas igrejas.
5. Comprometemo-nos a ouvir uns aos outros e ter em conta as preocupações de cada um, especialmente em áreas que afetam a nossa relação como igrejas.
6. Comprometemo-nos a continuar a desenvolver as estruturas de conjunto ou compartilhamento comunal, colegial e supervisão pessoal, incluindo a consulta compartilhada e de tomada de decisão, no caminho para um ministério totalmente unido quanto à supervisão.


*Reverendo Luciano Lima: pastor da Igreja Metodista do Brasil, Mestre em História pela UFRJ e membro do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs MOFIC São Paulo. E-MAIL: lvcivs@hotmail.com


 * Nota do Tradutor:  texto do acordo entre a Igreja da Inglaterra e Igreja Metodista da Grã-Bretanha, em inglês intitulado An Anglican-methodist Covenant, assinado em Novembro de 2003 por:
 
1. Revmo Dr. Rowan Williams (Arcebisbo de Cantuária)
2. Rev. Dr. Neil Richardson (Presidente da Conferência Metodista)
3. Revmo Dr. David Hope (Arcebispo de York)
4. Sra Judy Jarvis (Vice-presidentes da Conferência Metodista)
5. Rev. David Deeks (Secretário da Conferência Metodista)
6. Sr. William Fittal (Secretário Geral do Sinodo Geral do Concílio de Arcebispos)