Skip to main content

Escândalos Urbanos (3)


 


Já está definido o novo formato do programa Big Brother Brasil 2010. Serão os telespectadores que “darão ordens” aos participantes para que executem todas tarefas cotidianas inclusive ir ao banheiro e tomar banho. Trata-se do “aperfeiçoamento” da democracia participativa da grande mídia informatizada, neste começo da segunda década do século XXI.



Até esse momento, a privacidade dos BBB, já estava devidamente invadida por dezenas de câmeras ocultas...Tudo isso para garantir que nada possa restar da intimidade humana que não possa ser industrializado, comercializado e vendido no mercado. A lei da oferta de da procura vigora já ha muito tempo, para os movimentos da alma. Novas pesquisas estão em andamento para aperfeiçoar as técnicas de invasão da consciência dos homens e das mulheres para que aceitem a hegemonia do “sistema”. Quem será esse “senhor sistema”? Quem o mantém? A que deus prestará culto? Será que se trata do bezerro de ouro apresentado pela bíblia o “sistema” pretende ter as mesmas características e qualidades de Deus: é onipresente, onisciente, auto-suficiente e ninguém o controla. Quando o sistema falha, a única solução é a de baixar a cabeça e esperar passivamente pela “libertação” que ele oferece e que não vem de nenhum lugar. Alguém já viu a face de Deus? Ninguém. O sistema também quer ser igual a Deus: ninguém conhece a sua cara, porque (diferentemente do Criador que faz aliança com o ser humano), esse mesmo sistema só atua pelos seus efeitos; quer continuar sempre invisível, incontrolável e inaccessível. Ele é quem toma a iniciativa de se revelar à humanidade e não admite que o cidadão o controle, por exemplo, o seu próprio dinheiro: “o sistema não tem hora para voltar a funcionar”, diz o gerente do banco.


Quase todo mundo presta culto ao “sistema”, até mesmo algumas igrejas. Logo logo, estará no mercado a igreja do “Sistema”, que “dará acesso” exclusivo ao “Sistema” aos seus integrantes, para que determinem quanto do seu tesouro será jogado para os cidadãos se satisfazerem, tranqüilos e acomodados...  É por isso que um jornal publicou recentemente uma charge muito criativa: no Juízo final, a triagem dos recém chegados, é feita em cabines informatizadas e ocupadas, cada ima delas pelo Senhor Deus e pelo Satanás. Um homem recém falecido aproxima-se do primeiro guichê, e pede para entrar no céu. Muito ocupado, deprimido e estressado, Deus lhe responde: “dirija-se ao guichê visinho. O meu sistema não está funcionando”... 


Será o sistema que comandará o acesso ao novo BBB/2010. E nós, que corremos o risco de ser dependentes do sistema, como nos sentimos diante desse novo desafio?


 Dermi Azevedo é jornalista, cientísta político, articulador da Desmond Tutu e membro da Paróquia da Santíssima Trindade.