Skip to main content

In Memoriam de Glênio Vergara


Dirson Glênio Vergara dos Santos nasceu na cidade gaúcha de Rio Grande em 18 de fevereiro de 1933, filho do padre anglicano G.Vergara Glenio Vergarados Santos e de sua esposa, Ivette Caminha Vergara dos Santos. Mudou-se ainda adolescente, com a família, para São Paulo e fez os estudos secundários no Colégio Mackenzie.
Em São Paulo descobriu o mundo da arte e seguiu cursos de música com Schnorrenberg e Kolreuter, e frequentou museus e galerias de arte. Graduou-se em Direito e Teologia e, por algum tempo seguiu a carreira religiosa na Igreja Anglicana. Conquistou o Mestrado em Teologia no General Theological Seminary de Nova York e fez diversos cursos de doutoramento no Union Theological Seminary ligado à Columbia University.


Casou-se com Lúcia com quem teve uma filha, Maria Cecília, e dois netos, Rafael e Victor. Enquanto trabalhou na Igreja participou do Movimento Ecumênico Internacional e fez parte da Comissão de poetas e músicos encarregada de criar o Hinário Episcopal. Algumas de suas traduções de hinos latinos e medievais são cantadas até hoje em algumas igrejas.Glenio Vergara


Na maturidade, entrou na vida secular e trabalhou na área de recursos humanos do Metrô de São Paulo, depois transferiu-se para a VASP e, finalmente, assumiu a direção dos programas de treinamento e de desenvolvimento do Grupo Safra até 1999 quando se aposentou.
Apaixonado por música, não demorou muito em participar na criação do Serviço de Voluntários da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, tendo sido seu coordenador durante sete anos.
Faleceu no domingo 05 de outubro deste ano. Além de esposa e dos netos deixa um irmão mais novo, Carlos Vergara, artista plástico.


* Reverendo Jaci Marasquim: autor da liturgia in memoriam para seu grande amigo Glênio.