Skip to main content

Litania da Esperança em Tempos de HIV/AIDS


Litania da Esperança em Tempos de HIV/AIDS


 


                Em paz oremos ao Senhor.


Kyrie Eleison


               Graças te damos pelo trabalho das religiões em parceria com os movimentos sociais no enfrentamento da epidemia no Brasil e que estende sua solidariedade a nossos irmãos e irmãs da América Latina e Caribe.


Kyrie Eleison


               Pedimos para que as religiões busquem unidade em torno da promoção da vida e lutem contra a disseminação do HIV/AIDS.


Kyrie Eleison


               Olha com carinho nosso Deus, Pai e Mãe, para os nossos “pequeninos”, os pobres, as mulheres e a população negra, os mais vulneráveis, imagem refletida de teu Filho Jesus,  homem frágil e cheio de dores.


Kyrie Eleison


               Lembramos da juventude, esperança de transformação do mundo, para que seu entusiasmo, vigor e sonhos sejam também nossa força em tempos de HIV/AIDS.


Kyrie Eleison


               Salva-nos do preconceito e  do estigma social que propagam gestos sem compaixão como a marginalização das pessoas que vivem com o HIV/AIDS.


Kyrie Eleison


               A ti pedimos, não deixes apagar a esperança teimosa ardente nos corações daqueles que buscam por uma vacina eficaz para o tratamento dos teus filhos e filhas.


Kyrie Eleison


               Ouve-nos, quando nos lembramos das pessoas que morreram na paz de Cristo e confessaram sua fé, bem como aquelas pessoas cuja fé só Tu conheces. Concede-nos que participemos com elas do teu Eterno Reino, (em silêncio lembramos os seus nomes- podem ser acesas velas) ­­­­­­


Kyrie Eleison


                Cura nossas dores com o poder da tua Palavra. Resgata-nos do medo e desespero. Ergue-nos para a esperança da ressurreição. Fortalece-nos para reivindicar nosso direito à vida e vida abundante. Transforma-nos através da alegria de teu Espírito, conduzindo-nos na tua paz que excede todo entendimento humano.


Aleluia! Aleluia! Aleluia!


Autor: Arthur P. Cavalcante. Texto da Litania para a Pastoral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil “Construindo um Mundo sem AIDS” (São Paulo/Brasil 2008 arthur@trindade.org ).


Acesse também o Credo para um Mundo sem AIDS.