Skip to main content

Grata memória

1920 - 1930 - 1940 - 1950 - 1960 - 1970 - 1980 - 1990 - 2000

 

CAMINHADA DO POVO DE DEUS

 Suplicamos-Te pela atual congregação de fiéis que seguindo os passos das gerações passadas,  continue a testemunhar e responder às necessidades de seu tempo e geração.
   “Feliz o povo que conhece os vivas júbilos, que anda, ó Senhor, na luz de tua presença”

Salmo 89.15

  1920

Desse grupo de clérigos foram fornecidos quadros para impulsionar os trabalhos da Igreja Episcopal na Cidade de São Paulo. Sob os cuidados do Bispo Lucien Lee Kinsolving (direita e no alto da foto), destacamos: Reverendos Carl Sergel, George Krischke e Salomão Ferraz.

Clérigos Paróquia do Redentor RGS 1920

1924

25 de março

O Reverendo George Upton Krischke é designado para uma missão de implementar uma igreja episcopal brasileira na cidade de São Paulo. Naquela época a cidade já contava com 800.000 habitantes.

20 de abril

Celebração da santa comunhão pelo Reverendo George Upton Krischke  no salão nobre da Associação Cristã de Moços (ACM) e durante 2 meses realiza os cultos dominicalmente no mesmo espaço. Possivelmente a sede da ACM estava na Rua Líbero Badaró, região central de São Paulo. Essa articulação entre a Igreja Episcopal e a ACM foi possivelmente intermediada através do Secretário Geral da ACM, o Sr. Álvaro Almeida, episcopal e pai de nossa querida Dona Grace Almeida Picard. 

22 de junho

 É alugada uma casa na rua Marques de Itu, nº 141 para os cultos da pequena comunidade episcopal. Segundo o Reverendo George Upton Krischke (História da Igreja Episcopal Brasileira, 1949); "depois de vários meses de estudar a topografia da Capital, bemcomo a posição dos outros núcleos evangélicos, decidiu o Rev. Krischke alugar um esplêndido salão, à rua Marquês de Itu, acessível por dezenove linhas de bondes elétricos. Era um ponto estratégico. O movimento armado, acima referido (revolução chefiada pelo General Isidoro), atrazou em vários meses a abertura definitiva da missão, mas proporcionou oportunidade de mobiliarmos eclesiasticamente a modesta capelinha, que recebeu o nome de Capela do Salvador".  

Foto em 1987 e Fonte Imagem: Reverendo Saulo Marques

1º de setembro

 Eleição da Srª Euphrosina Castro Primavera como primeira presidente da Sociedade Auxiliadora de Senhoras da Capella do Salvador. Em matéria ao Estandarte Cristão Agosto de 1966, o então Bispo Athalíco Pithan escreve a biografia dessa grande mulher dizendo "esta senhora pode contar-se ente os fundadores de nossa Igreja". Euphrosina Primavera foi filha de Ernesto Alves de Castro e Maria Madalena Mendes, participantes do primeiro culto dos missionarios episcopais na cidade de Rio Grande.

 2 de outubro

Inauguração oficial da Capella do Salvador com a presença do Bispo Lucien Lee Kinsolving, o Pároco Reverendo George Krischke, Reverendo John Gaw Meen, Reverendo Nemésio de Almeida, Reverendo Salomão Ferraz e Reverendo José Orton.  Presença de pastores convidados da Igreja Presbyteriana Independente:  Reverendo Otoniel Motta e Reverendo Alfredo Teixeira.

4 de outubro

Realização do Rito da Confirmação pelo Bispo Lucien Kinsolving

Bispo Kinsolving

12 de outubro

Fundada a Primeira Escola Dominical para ensinar os fiéis na doutrina cristã.

1925

01 de fevereiro

Devido ausência de ministro episcopal nas reuniões da comunidade foi designado um leigo chamado Sr.Álvaro Almeida para dirigir ofícios não eucarísticos.

30 de maio

A Capella do Salvador agora tem sua sede na Rua Epitácio Pessoa, nº 24. O Reverendo Salomão Ferraz, responsável pela congregação de episcopais brasileiros, oficia a Festa da Santíssima Trindade.  

Salomão Ferraz

21 de junho

Visita do Bispo Lucien Kinsolving a Capella do Salvador para administrar o Rito de Confirmação.

 

25 de julho

Bispo Lucien Kinsolving visita pela 4ª vez a comunidade de episcopais brasileiros na Capella do Salvador.

1926

07 de março

 O Bispo Lucien Kinsolving prega seu sermão na Capella do Salvador.

1927

 Fundação da Irmandade de Santo André.

1928

19 de setembro

 Bispo Kinsolving visita pela última vez a Capella do Salvador e realiza o Rito da Confirmação.

 1929

A comunidade de episcopais da Capella do Salvador passa fazer seus cultos durante 4 meses na Igreja dos Ingleses, a Saint Paul's Church.

14 de julho

O Bispo William Thomas realiza o Rito de Confirmação aos episcopais brasileiros que congregavam temporariamente na Igreja dos Ingleses.

Bispo William Thomas e esposa

Fonte Imagem: Norton Cool

11 agosto

Logo depois a comunidade dos episcopais consegue alugar um espaço próprio na Rua da Consolação nº 452.

1932

09 de julho  

Início da Revolução Constitucionalista que buscou a derrubada do Governo do Presidente Getúlio Vargas, reconquistar a autonomia do Estado de São Paulo e a promulgação de uma nova Constituição.

 

1934

É formada a Confederação Evangélica do Brasil (CEB) uma associação  de seis igrejas protestantes: Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Metodista, Luterana, Congregacional e Episcopal.

1935

O Reverendo João Timótheo da Silva (Pároco em Santos) assume os trabalhos como pároco interino  da Capella do Salvador.

1936

30 de abril

A comunidade de episcopais  recebe a visita do Bispo William M. M. Thomas e celebra o 1º culto agora com o nome da Missão da Trindade. Começam a se reunir na residência de Manoel e Euphrosina Primavera situada na Rua Homem de Mello, nº 125 .  

 15 de outubro

É fundada a  Fraternidade de Santo André.

1937

Escola Dominical para Crianças organizada por Euphrosina Castro Primavera em sua própria residência.

Fonte Imagem: Reverendo Saulo Marques

1939

24 de novembro

Missão da Trindade passa a se reunir na Rua Lavradio nº 329 (Barra Funda) sob responsabilidade do Reverendo Carlos Sergel. Segundo o Reverendo George Upton Krischke (História da Igreja Episcopal Brasileira, 1949); "Eclesiasticamente mobiliado, desenvolveu-se com rapidez a missão da Trindade, chegando a hospedar, em 1941, o 43º Concílio anunal, o segundo até agora, efetuado fora do Rio Grande do Sul. Ligadas à paroquia da Trindade estão  as missões de Mauá, Ribeirão Pires e Santo André".

1941

Concílio da Igreja Episcopal realizado em São Paulo e na foto a delegação junto ao Monumento do Ipiranga

Fonte Imagem: Acervo da Paróquia

1944

Inaugurada a Biblioteca da Milícia Cristã pelo Reverendo Gaudêncio Vergara

1946

18 de maio

Missão da Trindade passa ter uma sede própria  através da compra de uma casa na Rua Cardoso de Almeida, nº 898   

Fonte Imagem: Dirson Glênio Vergara

Comissão Organizadora do II Congresso de Mocidade Evangélica do Brasil, reunido em São Paulo nos dias 18 a 23 de junho de 1946. Dentre os presentes estavam o Reverendos Gaudêncio Vergara, Saulo Marques e Lauro Borba.

II Congresso de Mocidade Evangélica do Brasil 1946

13 de outubro

É realizado o primeiro culto dirigido pelo pároco Reverendo Gaudêncio Vergara e tendo como acólito, o postulante Lauro Borba da Silva.

Fonte Imagem: Dirson Glênio Vergara

1949

05 de junho

Foi formado  o Côro da Capela  da Trindade. Sopranos: Andrea Amaral, Mimi Camargo; Contraltos: Odete Corrêa, Antonia Corrêa, Ruth Del Nero; Tenores: Jaci Maraschin (regente), Evaldo Wrege; Baixos: Francisco José da silva, Erasmo Germano, Glênio Vergara (crucífero), Ivo Schmidt; Organista Laura Aguiar de Barros.

>

Fonte Imagem: Dirson Glênio Vergara

Aquisição do terreno da Praça Olavo Bicac, 63 para construção da Igreja.

Concílio Igreja Episcopal Brasileira

Concílio Igreja Episcopal 1949

Fonte Imagem: Norton Cool 



 

1920 - 1930 - 1940 - 1950 - 1960 - 1970 - 1980 - 1990 - 2000