Skip to main content

Cristãos preparam Semana de Oração pela Unidade


BRASIL
Cristãos preparam Semana de Oração pela Unidade
CMI/ALC



Cruz celtaGenebra, quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 (ALC) - Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2010, que vai de 18 a 25 de janeiro no hemisfério Norte, e no período de Pentecostes, no hemisfério Sul, igrejas proclamarão as palavras finais de Cristo antes de sua ascensão: "Vocês sois testemunhas de todas estas coisas".


A Semana mobiliza congregações e paróquias de todo o mundo, quando cristãos de diferentes famílias confessionais se reúnem e – ao menos nessa ocasião – oram juntos em celebrações ecumênicas especiais.


Desde 1968, a preparação da liturgia e estudos bíblicos para a Semana de Oração é coordenada conjuntamente pelo Conselho Mundial de Iglesias (CMI), através da Comissão de Fé e Constituição, e a Igreja Católica Romana, pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.


O tema da Semana para 2010 veio da Escócia, onde as igrejas se preparam para celebrar o aniversário da Conferência Mundial das Missões de 1910, que assinalou o começo do movimento ecumênico moderno.


Os recursos para a Semana são, entre outros, uma introdução ao tema; uma celebração ecumênica, proposta que estimula as igrejas locais a adaptarem o material ao seu próprio contexto litúrgico, social e cultural; reflexões bíblicas e orações e orações derivadas da situação ecumênica da Coréia.


Acesse: Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010