Skip to main content

Suporte aos desabrigados de São Luíz de Paraitinga


SÃO LUIZ DE PARAITINGA/SP- Depois da catástrofe que destruiu a cidade de São Luiz de Paraitinga, a 187 km de São Paulo, os habitantes lentamente refazem a vida a partir dos destroços deixados pelas águas. Há muita tristeza e dor, mas através dos noticiários percebemos a esperança daquela gente pronta para recomeçar. Todos estão mobilizados para ajudar na reconstrução daquela terra arrasada. Nesse sentido a ação governamental deve cumprir seu dever em prestar toda ajuda a população local, honrando os altos impostos pagos todos os anos. Enquanto isso surge todos os dias pessoas e grupos organizados, movidos por nobres valores, no auxílio solidário aos moradores de São Luíz de Paraitinga.  



Nesse mutirão também se juntou a Paróquia da Santíssima Trindade em acrescentar mais esperança aos desabrigados dessa enchente do início de 2010. Por iniciativa das paroquianas, em especial da Srª. Grace Picard (94 anos), o Bazar Trindade mobilizou suas forças para arrecadar donativos para aquela população desamparada. Na sexta-feira (08.01) foram enviadas seis caixas de roupas, sapatos e utensílios de cozinha para o Quartel da Polícia Militar na Av. Rio Branco. Todo o trabalho para selecionar esses donativos contou com a ajuda dos paroquianos, Enilson e Claudemir, e do seminarista e taxista José que doou parte do seu tempo para levar em seu carro os donativos ao posto de arrecadação. Resumindo: pequenas ações para aliviar um pouco as necessidades materiais de nossos irmãos e irmãs do interior paulista.



Na manhã de domingo (10.01), durante o Culto Eucarístico, o pastor auxiliar Reverendo Mitsuo Noyama em sua homilia afirmou que as conseqüências de muitas catástrofes são provenientes da falta de políticas públicas sérias em relação à população e ao meio ambiente. “Esses desastres são causados, muitas vezes, pelo próprio homem que não respeita a natureza...”,  ressaltou o reverendo Noyama.  Nas Orações do Povo foram lembradas as vítimas da enchente e também da situação trágica dos desabrigados. A organizadora do Bazar Trindade, Srª Elismar Pinto, anunciou nessa mesma manhã que mais sete caixas de donativos foram organizadas e serão enviadas ainda essa semana para São Luíz. Na liturgia do 1º Domingo da Epifania foi comemorado de acordo com o calendário litúrgico, o Batismo de Jesus Cristo. Essa feliz recordação avivou a  responsabilidade batismal dos crentes em proclamar por palavra e exemplo as boas novas do Evangelho (Rito do Santo Batismo do Livro de Oração Comum/LOC).


Certamente nossos queridos paroquianos e paroquianas, aprenderam sobre as grandes lições bíblicas ensinadas na Escola Dominical e nos sermões dominicais sobre o dever da pessoa cristã em socorrer os santos em suas necessidades e desgraças. Por fim, só nos resta proclamar a última exortação para o Povo de Deus contida nos ritos eucarísticos do LOC: Ide na Paz de Cristo e sede pessoas corajosas e fortes no testemunho do Evangelho entre todas as pessoas...No poder do Espírito Santo, aleluia!