Skip to main content

Lideranças religiosas vivendo e convivendo com HIV/Aids


É primordial hoje em dia reconhecer o importante papel da religião na luta contra a Aids concomitantemente ao papel positivo e fundamental que as igrejas e as formas de expressão da fé e espiritualidade podem desempenhar na luta contra a pandemia do HIV/Aids. A experiência pessoal de viver com HIV/Aids tem demonstrado que, após o conhecimento do diagnóstico, as pessoas atravessam dificuldades emocionais e sociais que desembocam em grande necessidade espiritual. Desta forma, muitas pessoas recorrem às igrejas e outras formas de espiritualidade e fé como suporte para sua nova condição.


Essas pessoas e seus familiares passam a necessitar de atenção, conforto e orientação, e nem sempre as igrejas (e outras expressões de fé) estão preparadas para dar uma resposta positiva a essas demandas. As diversas expressões religiosas, quando bem preparadas, podem transformar suas comunidades de fé como em comunidades acolhedoras e solidárias com pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids, além de desempenhar papel importante na educação e prevenção. Podem também ser núcleos importantes de produção de valores que contribuam para a superação do estigma, do preconceito e da discriminação relacionados à Aids, ainda muito presentes na sociedade.


Neste contexto, INERELA+ surge na cena mundial como uma rede internacional, inter-religiosa de líderes – leigos, iniciados, sacerdotes e ordenados, mulheres e homens - vivendo e convivendo com o HIV/Aids. Reconhece-se que os líderes religiosos têm uma autoridade original e um papel central de fornecer orientação moral e ética dentro de suas comunidades; certamente suas opiniões públicas podem influenciar nações inteiras. INERELA+ busca instrumentalizar seus membros a fim de que possam usufruir de suas posições de respeito dentro das suas comunidades de fé, de maneira que quebrem o silêncio, desafiem o estigma e forneça a entrega de serviços evidenciados e baseados na prevenção, no cuidado e no tratamento das pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.


INERELA+ tem agora uma representação na região das Américas, com base na Cidade do México, que abrange o hemisfério ocidental inteiro. Seu foco atual nas Américas são os países e regiões com a prevalência relativamente elevada para HIV/Aids, como por exemplo, Haiti, Trinidad e Tobago, Bahamas e outros países do Caribe) e os países onde a maioria dos grupos marginalizados sofre o impacto desta epidemia, como o Brasil e o México. O Brasil tem atualmente o maior número de pessoas vivendo com HIV/Aids na América Latina e Caribe.


Assim, o Brasil é um marco de atuação importante para as ações iniciais de INERELA+, onde buscará trabalhar na construção de uma rede de lideranças religiosas vivendo e convivendo com o HIV/Aids junto às organizações de fé comunidades religiosas e espirituais marginalizadas, como por exemplo, Candomblé, Espiritismo, Pentecostalismo. Nossa iniciativa inaugural de INERELA+ no Brasil foi a realização, juntamente com Koinonia, do I Encontro Inter-religioso de Lideranças Vivendo e Convivendo com HIV/Aids (São Paulo/SP – 03 a 05/12/08), cujo propósito era ouvir, refletir e responder às demandas relacionadas ao HIV/Aids nas comunidades religiosas para conhecermos as ações que estão acontecendo e para buscarmos superações dos desafios apresentados. Trabalhamos de forma interativa em que todos participaram com suas histórias, seus sonhos e desafios. Na seqüência já realizamos mais duas reuniões de trabalho e ampliação da rede no Brasil, em julho de 2009 na Paróquia da Santíssima Trindade e em agosto no Terreiro de Candomblé do Babalorisa Eduardo T'Osumare, Ilê Omi Asé Afojidan e Comunidade Lua Branca em Piracicaba/SP.


Ideraldo Luiz Beltrame – Sociólogo e Doutor em Saúde Pública. Ministro Leigo da Paróquia da Santíssima Trindade – São Paulo/SP. Membro de INERELA+