Skip to main content

As mulheres episcopais anglicanas no Encontro da Comissão das Nações Unidas


As mulheres episcopais anglicanas estarão reunidas de 1 a 12 de março no Encontro da Comissão das Nações Unidas.


As mulheres da Igreja Episcopal dos EUA, da Igreja Anglicana do Canadá e de aproximadamente vinte províncias da Comunhão Anglicana, junto às mulheres “ecumênicas” e uma delegação de jovens se reunirão para a 54ª Reunião da Comissão das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (UNCSW) na cidade de Nova Iorque de 1 a 12 de março.



Este ano, o tema da UNCSW será: “Beijing +15: Revisão e Avaliação do Progresso Alcançado depois de 15 anos da Aplicação da Plataforma de Beijing de 1995 de Ação sobre a Mulher (PAB)”.


“Desde 2004, sob os auspícios de “fortalecimento” da mulher anglicana (AWE) e facilitado pela Oficina do Observatório Anglicano, várias irmãs anglicanas têm participado da reunião anual da UNCSW” disse Marge Christie, representante da Igreja Episcopal. “No mês de março de 2010 será propício para avaliar tudo sob a bandeira de Beijing 15”.


A representação episcopal anglicana será coordenada pelo Escritório do Observatório das Nações Unidas. A sede da Igreja Episcopal está localizada na Segunda Avenida, 815, em Nova Iorque, tão somente dois quarteirões da sede da ONU, e tem sido utilizada como ponto de hospedagem, reunião, encontro e espaço de formação.


“Inspirar às mulheres que incentivem seus governos para o cumprimento dos princípios da Plataforma de Beijing é um imperativo neste ano”, disse Christie. “Enquanto a ocasião é a comemoração de Beijing + 15, a realidade é que não é suficiente o que se tem feito nos anos posteriores dessa reunião histórica”.


As sessões de formação, reuniões, apresentações, serviços religiosos, tempo para a delegação e as atividades sociais completam as duas semanas do calendário da UNCSW. A programação completa está disponível em www.aco.org/ministry/un/ .


Além de outros eventos, as delegadas se reunirão com a Bispa Presidenta Katharine Jefferts Schori, e nos serviços religiosos no domingo, 7 de março, nas igrejas episcopais na cidade de Nova Iorque.


Eventos paralelos estão publicados através da CSW/ONG no site www.ngocsw.org/en/events/csw54/parallel-events/list .


Os eventos patrocinados ou organizados pela Igreja Episcopal são:



  • Uma apresentação da Reverenda Margaret Fell da Diocese Episcopal de Minnesota sobre “Criação de Círculos de Beijing para o Estudo, Reflexão e Ação”; “junte-se ao círculo, uma oportunidade de aprendizado baseado no chamado de Deus para a ação local e global”.

  • A discussão sobre a rede anglicana global para a missão concentra-se nas oportunidades de criação de redes e exploração de como as mulheres de fé do mundo todo podem conectar-se de forma efetiva com os objetivos da missão comum.

  • Apresentação das associações mundiais da Igreja Episcopal e representantes da missão sobre as metas e diretrizes de seu programa.

  • Apresentação de Oficiais de programas de Ajuda e Desenvolvimento Episcopal, Trinity Wall Street e a Oferta Unida de Gratidão (UTO), sobre as orientações e possibilidades de financiamento dos programas internacionais da Igreja.

  • Apresentações e Discussões para comprometer a organizações fundamentadas na fé e sobre possibilidades de associação regional com a Comunhão Anglicana sobre os Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento, questões de saúde reprodutiva, questões de violência sexual e programas centrado na juventude.      

Participação da Juventude


Dez jovens delegados episcopais americanos entre 18 e 30 anos de idade participarão nas sessões e colocarão em blog suas experiências. O blog está em http://episcopalcommons.org/csw/ .


Para obter mais informação, consulte os sites web do Observatório Anglicano nas Nações Unidas em www.aco.org/ministry/un/ e a Comissão da ONU sobre a Mulher em www.un.org/womenwatch/daw/CSW/index.html .


HTTP://www.episcopalchurch.org/81848_119800_ENG_HTM.htm


Tradução do Boletim de Notícias Episcopais: Dr.David Morales