Skip to main content

Teologia da Arte


Teologia da Arte Estará em São Paulo no dia 06 de março o teólogo e pastor Reverendo Carlos Calvani para lançar seu novo livro intitulado Teologia da Arte. O evento ocorrerá na Fonte Editorial às 09h50 nas proximidades da Praça da República. Informações no link Theologando .


O Reverendo Calvani deu uma entrevista para o Site Trindade falando um pouco sobre seu livro e também nas estratégicas missionárias para a região do Mato Grosso.


 


1 - Do que trata sua mais nova obra intitulada Teologia da Arte?


 


Reverendo Carlos Calvani O livro é um coletânea de diversos artigos escritos ao longo dos últimos 10 anos. O subtítulo do livro é "Igreja, Espiritualidade e Cultura" a partir de Paul Tillich. Desde 1998 quando lancei Teologia e MPB continuei a pesquisar um pouco sobre as relações entre Música Popular Brasileira, Teologia e a religiosidade popular. Também fui colecionando textos especificos sobre Missiologia, Espiritualidade, o método tillichiano, etc. Ao longo desse tempo fui colecionando artigos publicados em diferentes revistas (Correlatio, p.ex, Revista Eclesiástica Brasileira, Revista Estudos de Religião, etc) e livros organizados por outros colegas. Também fui expandindo a pesquisa para outras formas de arte, tais como o cinema e a literatura. O livro reúne todos esses textos. Portanto, o livro não aborda apenas as artes, mas também questões especificamente relacionadas à eclesiologia.


 2-     A que público ele pretende atingir? Quais as suas expectativas como escritor?


      O livro é dirigido basicamente a estudantes de teologia, sobretudo os que pretendem se familiarizar com as possibilidades de interagir com o pensamento de Paul Tillich em nossa cultura e em nossa realidade eclesial. Mas espero também que possa ser bem recebido por pessoas que apreciem as artes e as manifestações culturais, além de pessoas que vivem sua espiritualidade distantes das instituições religiosas organizadas.


  


3-     Sabemos da tua linha de pesquisa envolvendo o pensador Paul Tillich. Qual a importância atualmente do pensamento de Tillich para a nossa querida Igreja Anglicana?


Tillich foi um grande teólogo, bastante preocupado com a contextualização da mensagem para sua época e sua cultura. Visando esse objetivo ele criou o método da correlação, com o qual procuro trabalhar. Essa perspectiva aproxima-se muito de um dos pontos mais fortes do anglicanismo, que é a ênfase na encarnação. Parece estranho dizer isso porque muita gente reclama que os escritos de Tillich são muito abstratos. De fato, a linguagem que ele usa na sua Teologia Sistemática é profundamente filosófica, mas quando compreendemos essa linguagem acabamos por perceber que sua teologia nos conduz a considerar com muita seriedade a realidade da encarnação e das muitas manifestações de Deus no mundo e na cultura secular. Há um capítulo específico no livro que aborda questões próprias do anglicanismo a partir de dois conceitos muitos fortes no pensamento tillichiano (princípio protestante e substância católica), bastante visíveis no anglicanismo.


    Além disso, sinto-me honrado pelo fato de que talvez o último texto escrito pelo nosso querido teólogo Jaci Maraschin antes de falecer foi um pequeno parágrafo de apresentação desse livro. Maraschin foi aluno de Tillich e um dos grandes divulgadores desse teólogo no Brasil. Foi o rev. Maraschin que me auxiliou a entender o pensamento de Tillich. Qualquer pessoa que hoje estude os textos do Maraschin verá a grande influência de Tillich em seu pensamento e também em suas canções. Por isso creio que, embora fosse luterano, há muitos aspectos do pensamento de Tillich que perfeitamente conciliáveis com a teologia anglicana.


  


4-     Qual o teu envolvimento hoje com o Projeto Missionário da Igreja Anglicana?


     Estou morando em Campo Grande, MS há um mês com o propósito de criar uma comunidade anglicana de testemunho, fé e adoração nessa cidade. Não temos para essa missão qualquer apoio institucional formal, pelo menos por enquanto, mas esperamos que o Departamento de Missões da IEAB assuma e incorpore esse trabalho no futuro para não parecer que é um projeto isolado. Estamos vinculados ao Distrito Missionário do Oeste e solicitando a todas as pessoas que tenham contatos em Campo Grande (amigos, parentes, conhecidos, etc) que nos informem os emails, telefones e nomes dessas pessoas para que possam ser procuradas. Estamos montando uma capela em nossa casa que se chamará "Capela da Inclusão", pois nossa esperança é a de que tenhamos futuramente uma "Missão da Inclusão" e depois a "Paróquia da Inclusão". Estamos montando um site com informativos do trabalho e informações gerais sobre o anglicanismo e pretendemos que esteja online já a partir do domingo da Páscoa, para sinalizar que a ressurreição de Cristo sempre nos motiva à missão.