Skip to main content

1ª Vigília Solidariedade Vítimas HIV/AIDS 2006


 



  Vigília Solidária promovida pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil na cidade de São Paulo.


 1º dezembro de 2006: Dia Mundial De Luta Contra HIV/AIDS


Uma noite de compromisso com a vida e de muita espiritualidade marcou o 1º de dezembro na vigília em solidariedade as pessoas que vivem e convivem com o HIV/AIDS.


A idéia de uma Vigília na Paróquia da Santíssima Trindade, no centro da cidade de São Paulo, surgiu em decorrência de um fato: a presença das vítimas do vírus do HIV/AIDS não está apenas nas estatísticas, mas em pessoas próximas a nós.


A Programação da Vigília foi elaborada conjuntamente com os (as) paroquianos (as) da Santíssima Trindade, órgãos ecumênicos (KOINONIA: Presença Ecumênica e Serviço) e sociedade civil (GAPA- grupo de apoio aos portadores de Aids-São Paulo).  O ato foi dividido em duas partes, sendo a primeira marcada por pronunciamentos das organizações governamentais e não governamentais, entidades ecumênicas e por fim, as comunidades religiosas. A segunda parte ficou reservada para uma liturgia anglicana voltada para a espiritualidade das pessoas que vivem e convivem com o HIV/AIDS. Uma liturgia que iniciava com lamentações, mas que apontava para uma esperança libertadora, cheia de vida, pastoral.


Presenças que engrandeceram aquela noite: Srª.Ester Almeida (Clai-Conselho Latino Americano de Igrejas), Sr.Anivaldo Padilha (Koinonia:Programa Saúde e Direitos Projeto Aids e Igrejas), Sr.Cláudio Monteiro (Pastoral da AIDS de São Paulo), Frei Clemente(SEFRAS: Serviço Franciscano de Solidariedade da Igreja Católica Apostólica Romana) , Babalorixá Celso de Oxaguián (Candomblé), Pastor Sebastião Bertolino (Igreja Assembléia de Deus), Pastor Luciano Lima (Igreja Metodista), Srª Paula Oliveira (GT religiões: Centro de Referencia e treinamento em DST/AIDS) e Sr.José Veloso(Gapa).


 A direção musical ficou com os paroquianos Xico Esvael e Marisa Gurgel, além das apresentações do Coral Resistência Negra.


Durante toda a Vigília ocorreram exposições de cartazes de comunidades religiosas, ongs, da Ecumenical Advocacy Alliance e do Fundo dos Primazes da Igreja Anglicana do Canadá (PWDRF) sobre a temática do HIV/AIDS no contexto das Igrejas (contra os estigmas e discriminações) através de um programa de power point preparado pelos jovens da Trindade. Pela primeira vez foi projetado o brasão da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil com o Laço Vermelho, símbolo da Luta contra o HIV/AIDS.


O Reitor da Santíssima Trindade Arthur Cavalcante concedeu uma entrevista a Agência de Notícias da Aids.  Ele explicou que a vigília é fruto da mobilização de membros da comunidade anglicana do Centro de São Paulo, entre eles pessoas jovens e idosas. As articulações com a sociedade civil e governamental foram feitas pelo paroquiano Dr.Ideraldo Beltrame (docente da UNINOVE) doutor em saúde pública na temática da Aids e engajado nos movimentos sociais. O presidente Sr. Veloso do GAPA (a primeira entidade no Brasil que trabalha com a temática) elogiou a iniciativa da Paróquia e espera que essa parceria com a Igreja permaneça.


Na mesma noite foi lida a Carta Pastoral para o dia 1º dezembro do Bispo Primaz Dom Maurício Andrade. Pela primeira vez diretrizes pastorais da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil no assunto HIV/AIDS, foram dirigidas ao clero e ao laicato.


O Reverendo Arthur lembrou que a Comunhão Anglicana no Brasil precisa romper a barreira do silêncio em suas comunidades de fé.  Para ele o assunto HIV/AIDS fatalmente “envolverá o desafio da Igreja em trabalhar seriamente a sexualidade no contexto da família/sociedade/igreja, mas que levará a edificação dos fiéis numa espiritualidade responsável e comprometida com a Aliança Batismal”.