Skip to main content

Ofício de Tenebrae


 Ofício de Tenebrae na Quarta-Feira Santa


Na Quarta-Feira Santa ocorreu o Ofício de Tenebrae como parte da programação da Igreja da Trindade.  A comunidade utilizou o material de culto preparado pela Comissão de Liturgia da IEAB de 2009.


Ofíco de Tenebrae


 O Ofício está centralizado nas leituras de Salmos e do Livro de Lamentações que direcionam para os momentos que antecedem a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Reitor Reverendo Arthur Cavalcante lembrou que o sentido dos salmos revela os nossos sentimentos diante dos momentos difícieis pelos quais atravessamos nessa vida. As leituras foram divididas entre os fiéis presentes no local.


Para cada Salmo lido uma vela é apagada. No final fica restando apenas uma vela acesa que é escondida por alguns instantes. A igreja responde com um grande barulho: batidas com as bíblias nos bancos e com o piano sendo tocado com dissonâncias. É criado um clima de certa pertubação e aparente desordem no culto. A ordem retorna aos poucos quando a última vela volta para seu lugar, estando à vista de todas as pessoas.


Ofício de Tenebrae


Apesar de ser um dia típico de meio de semana, os paroquianos que residem próximos ao templo estiveram presentes dando testemunho de sua fé no Salvador. Esse é o segundo ano que a Paróquia da Trindade realiza o Tenebrae na Semana Santa.


Ofício de Tenebrae