Skip to main content

Fundamentos do Diálogo entre Ciência e Religião


Diálogo entre Ciência e Religião


Edgar Camargo*


Como engenheiro, fui treinado para confiar na ciência, particularmente nas leis da física. Isso não prejudicou minha aceitação de Cristo, pela fé, conforme a revelação de Deus nas Escrituras. Sempre senti que a religião não se tornou obstáculo para a fé. O livro - Fundamentos do Diálogo entre Ciência e Religião, de Alister E. McGrath-, não alterou essa percepção de que religião e ciência não são assuntos hostis entre si. Ao contrário, reforçou essa idéia.


Fundamentos Diálogo Ciência e ReligiãoO livro traz um relato histórico dos principais temas que geraram polêmica, a saber, a teoria geocêntrica de Copérnico, a punição de Galileu pela Igreja, a teoria desenvolvimentista de Charles Darwin e finalmente a discussão sobre religião no campo da psicolgia por Freud. O histórico é muito interessante, confrontando as idéias científicas e por outro lado idéias teológicas.


Como tem acontecido comigo, muitas vezes somos colocados frente a frente com pensamentos que contradizem nossa fé. Recomendo a leitura do livro acima que nos proporciona munição para uma discussão desses temas.


*Dr. Edgar Camargo- é Engenheiro e leigo pertencente a Paróquia da Santíssima Trindade. Atuou como membro da Junta Paroquial e em cargos da Diocese Anglicana de São Paulo por muitos anos. Ele e sua família foram testemunhas e colaboradores fiéis para o início e o crescimento da comunidade de anglicanos no Centro de São Paulo.


Informações sobre o livro e autor:


Livro: Fundamentos do Diálogo entre Ciência e Religião.


Doutor Alister McGrath Autor: Alister McGrath- é sacerdote da Igreja Anglicana, tem Pós-doutorado em Biofísica Molecular e Doutorado em Teologia pela Universidade de Oxford


Ano: 2005


Tradutor: Jaci Maraschin


Editora: Edições Loyola