Skip to main content

PARÓQUIA APROVA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2010-2015


PARÓQUIA APROVA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2010-2015


Paróquia da Santíssima TrindadeA partir de 2004 a Paróquia passou a realizar planejamentos estratégicos com a participação de toda a comunidade. Em novembro de 2009, a Junta Paroquial deu inicio a um processo mais aprofundado para avaliar o período 2005-2010, com vistas a um novo planejamento estratégico para 2010-2015. Durante todo o mês de janeiro de 2010, a comunidade participou ativamente da avaliação, expressando-se por meio de cartazes, entrevistas, respostas ao sitio, correios eletrônicos, preenchimento de filipetas e muitas conversas.


No dia 28 de fevereiro os resultados foram socializados na assembléia extraordinária da paróquia, abrindo o momento para o planejamento. Nos meses de março e abril toda a comunidade foi animada a participar do planejamento por meio de questionários que cobriram os principais temas identificados na avaliação. De maneira inédita, a comunidade também pode contribuir para o planejamento via a enquête online no sitio da paróquia.


A assembléia ordinária de 16 de maio debateu e aprovou o planejamento 2010-2015, tendo como fundamentação Atos dos Apóstolos 2. 42 44 - “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas”. Os pontos principais do novo planejamento estratégico são:


 Lema: Compromisso, Consolidação e Testemunho. 


 



  • Principal desafio: a consolidação da participação e do compromisso de toda a comunidade com as comissões e os trabalhos pastorais, garantindo a formação das lideranças a partir da práxis anglicana e a sustentabilidade administrativa e financeira da paróquia.   

 



  • Objetivos: Consolidar a paróquia como uma referencia da práxis anglicana, intensificando a formação de lideranças, a construção de conhecimento, o testemunho na sociedade e a vocação inclusiva e ecumênica. 2) Alicerçar os trabalhos pastorais por meio da criação e fortalecimento de comissões interligadas de trabalhos; 3) Avançar no aperfeiçoamento da gestão administrativa financeira como suporte a ação pastoral.

 


Para cada objetivo foram identificados indicadores qualitativos e quantitativos e as suas fontes de verificação e as suas atividades principais. O monitoramento será realizado trimestralmente nos meses de abril, julho e outubro, com a participação do reverendo, da Junta Paroquial e de pessoas diretamente envolvidas nas áreas de trabalho, a partir da análise das tarefas realizadas para fazer os reajustes necessários.


As avaliações serão realizadas nas assembléias anuais de avaliação e planejamento, programadas para o ms de novembro, com a coordenação do reverendo, da Junta Paroquial e das pessoas diretamente envolvidas nas áreas de trabalho para discutir e analisar sobre os sucessos e desafios do ano, tendo como base os resultados dos monitoramentos trimestrais. Também contara com um olhar externo de lideranças da IEAB, organismos ecumênicos e movimentos sociais com os quais foram desenvolvidas ações conjuntas durante o ano.


Toda a comunidade esta motivada a continuar o processo de consolidação dos trabalhos pastorais da Trindade, no marco dos seus 86 anos!


Mãos a obra!


Mara Manzoni Luz e Ricardo Mello


Assessoria de Planejamento da Junta Paroquial