Skip to main content

Meio Ambiente Já: Leonardo Boff e CESE na Trindade


CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA


            Cuidar da nossa Casa Comum, a Terra


 


Vem chegando a primavera!  E convidamos você a participar da Campanha Primavera para a Vida, promovida pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE.  A cada ano a Campanha convida as comunidades para que desenvolvam ações e debatam um tema de grande relevância.  Neste ano o tema escolhido foi o tema da Justiça Ambiental e a  proposta é que as comunidades se dediquem ao debate sobre as causas e as graves conseqüências das mudanças climáticas e a necessidade de nos educarmos para garantir a vida da nossa casa comum, o Planeta Terra.


Primavera Para a Vida


O teólogo Leonardo Boff, em um de seus últimos textos, afirma: Vivemos tempos urgentes. São as urgências que nos fazem pensar e são os perigos que nos obrigam a criar arcas de Noé salvadoras. Estamos inconformados com a atual situação da Terra. Mesmo assim cremos que está ao nosso alcance construir um mundo do "bem viver" em harmonia com todos os seres e com as energias da natureza e principalmente em cooperação com todos os seres humanos e numa profunda reverência para com a Mãe Terra.


Leonardo Boff


A CESE e a Campanha Primavera pela Vida querem contribuir para que possamos enfrentar de forma engajada e criativa esse desafio de modificarmos padrões de comportamento e consumo, bem como exigir políticas públicas que garantam justiça social e sustentabilidade ambiental.


O Lançamento nacional da Campanha será  em São Paulo e serão realizadas várias atividades:


Oficina sobre o tema “Justiça Ambiental”, com o teólogo e filósofo Leonardo Boff.


Leonardo Boff é autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Em 2001 foi agraciado com o prêmio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).


Data: 24 de setembro (sexta-feira)


Horário: 19:00 horas


Local: Paróquia Santíssima Trindade – Rua Olavo Bilac, 63- Campos Elíseos – São Paulo/SP


Informações: 3667-9570 com Ester ou Larissa


Jantar beneficente, com recursos revertidos para apoio a projetos da CESE.


O Jantar será realizado logo após a oficina com Leonardo Boff e os ingressos custarão R$ 15,00.


Informações:  Aquisição dos convites pelo telefone: 3667-9570


Celebração de Lançamento Nacional da Campanha Primavera para a Vida


A Celebração congregará igrejas e organizações parceiras da CESE, que partilharão suas iniciativas para uma sociedade sustentável.  A celebração contará com uma especial participação das crianças!


Data: 25 de setembro (sábado)


Horário: 10:00 horas


Local:Paróquia Santíssima Trindade, 63- Campos Elíseos – São Paulo


Informações: 3667-9570 com Ester ou Larissa


 


O que é a CESE?


Criada em 1973, a CESE já apoiou com recursos técnicos e financeiros, quase 10.000 iniciativas populares em todo o Brasil, melhorando a qualidade de vida de mais de oito milhões de pessoas.  Entidade com caráter ecumênico, a CESE é constituída por cinco igrejas: Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Independente do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil.  A CESE apóia iniciativas nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento econômico, saúde popular, comunicação e cultura.


Quem são as pessoas beneficiadas pela CESE?


Os projetos apoiados pela CESE priorizam as pessoasCoordenadoria Ecumênica de Serviço de Serviço que se encontram abaixo da linha da pobreza.  São pequenos agricultores, extrativistas, trabalhadores sem terra, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, moradores de rua, sem teto, moradores de periferias, desempregados, catadores de material reciclável. Mais de 60 % dos beneficiários são mulheres.  Crianças, adolescentes e jovens em situação de risco merecem especial atenção pó parte da CESE, bem como a população negra.


Como participar da Campanha?


As comunidades podem desenvolver várias atividades com esta temática, ajudando também a tornar a CESE e o seu trabalho mais conhecidos. Podem ser realizados:



  • Cultos e celebrações com a temática ambiental;

  • Palestras, oficinas e grupos de estudo para aprofundamento do tema da Justiça Ambiental, convidando representantes de Igrejas, movimentos sociais ou entidades ambientalistas;

  • Feiras e apresentações artísticas ou outros eventos culturais, arrecadando recursos para apoiar o serviço de Projetos da CESE;

  • Cafés da manhã, quermesses e rifas com renda revertida para o Serviço de Projetos da CESE.

Eliana Rolemberg


Coordenadora Executiva da CESE.


Acesse o Cartaz e Promova em sua Igreja!