Skip to main content

Igreja Episcopal na 4ª Jornada Ecumênica


A Cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, hospedou entre os dias 11-15 de novembro a 4ª Jornada Ecumênica e teve o tema “Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida”. A Jornada foi promovida pelo Fórum Ecumênico Brasil (FÉ BRASIL) que aglutina uma série de organismos ecumênicos (Christian Aid, KOINONIA, CEBI, CESE...), Conselhos (CONIC e CLAI-BRASIL) e Igrejas (Igreja Católica, Anglicana,Luterana...).  


4ª Jornada Ecumênica


A presença da Igreja Anglicana nessa Jornada teve uma característica interessante por causa de um grande grupo do Nordeste, representado principalmente por jovens da Diocese Anglicana do Recife oriundos da Catedral da Santíssima Trindade, do Ponto Missionário da Liberdade (cidade de Jaboatão dos Guararapes), Paróquia Boas Novas de Caaporã (Paraíba) e também da Paróquia Bom Pastor (Salvador). Para o sucesso dessa representação foi importante o empenho do Deão Sérgio Andrade e do Seminarista Izaías Torquatro. Além disso, tivemos uma presença da Diocese Anglicana da Amazônia e da Diocese Anglicana de São Paulo.


4ª Jornada Ecumênica


No início da tarde do sábado, os anglicanos (mais de vinte representantes) se encontraram para uma reunião onde puderam avaliar a experiência ecumênica e partilhar os sentimentos. A palavra de ordem foi “abertura ao diferente” representado pelas igrejas irmãs e principalmente por outras religiões.


4ª Jornada Ecumênica


O Reverendo Cônego Francisco de Assis (recém bispo eleito para Diocese Sul-Ocidental e Secretário Geral da IEAB) compareceu colaborando com a direção da Jornada.


A Paróquia da Santíssima Trindade contribuiu com uma  significativa representação na direção do encontro. A Srª Mara Luz (representante da Christian Aid) e a Srª Ester Lisboa (Programa Saúde e Direitos- KOINONIA) estavam na linha de frente dos trabalhos.


O Reverendo Arthur Cavalcante participou do Grupo de Trabalho de Liturgia e contribuiu com textos, músicas e também com a preparação do local das celebrações.


A Jornada também foi um espaço para troca de experiências sobre os trabalhos de HIV/AIDS e Igrejas. O Reverendo Arthur encontrou-se com a Srª Evalina, representante da Igreja Congregacional de Angol. A jovem enfermeira e leiga desenvolve ações de acolhida e de solidariedade às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS. Destacamos o trabalho interessante com música desenvolvida por aquela Igreja tendo como pano de fundo a pandemia do vírus no continente africano.


Mara Luz, Paula Clifford e Arthur Cavalcante


Em outro momento o reverendo também conversou com a srª Paula Clifford teóloga anglicana da Christian Aid e autora do caderno "La Teología Cristiana y la Epidemia VIH/SIDA". Além de ser assessora teológica do organismo ecumênico, também é candidata às Sagradas Ordens da Diocese de Oxford, Inglaterra.


Veja as Fotos do Evento 


Acesse os recursos litúrgicos do Caderno de Liturgia elaborado pela Comissão:


 

AnexoTamanho
Caderno de Culto (4a Jornada).doc.pdf464.45 KB