Skip to main content

Projeto de Missão: Companheirismo com o Ponto Missionário da Graça Divina


No dia 11 de dezembro, a Junta Paroquial e o Reitor da Paróquia da Santíssima Trindade aprovaram a proposta de estabelecer um companheirismo com o Ponto Missionário da Graça Divina. A comunidade de anglicanos está localizada na cidade de João Pessoa e atualmente é pastoreada pelo Reverendo Israel Cardoso.


Ponto Missionário da Graça Divina em João Pessoa


A notícia foi recebida com alegria pela pequena comunidade anglicana da Paraíba. Atualmente a igreja se reune todos os domingos, no bairro dos Bancários, na residência do leigo Sr. Hélio Holmes.


O Reverendo Arthur Cavalcante esteve em uma celebração da comunidade e viu a realidade muito difícil dos irmãos e irmãs de João Pessoa. O Reverendo afirmou que esse tipo de parceria com outra comunidade "(...) irá fortalecer a idéia de comunhão que deve existir entre as igrejas e será para a Igreja da Trindade um exercício   de espiritualidade, desapego material e de amor ao projeto missionário".


Reverendo Israel Cardoso


A Paróquia da Trindade mantém um  companheirismo com Paróquia americana de St.John's Carlisle (Diocese da Pensilvânia Central). No ano de 2010 a Trindade ofereceu um breve suporte aos trabalhos da Capela da Inclusão, na cidade de Campo Grande.


Segundo o Reverendo Arthur esse tipo de companheirismo agora estabelecido com o Ponto Missionário da Graça Divina revela um conceito diferente, pois as relações foram estabelecidas entre igrejas brasileiras. O Reverendo afirmou que "...está na hora de nossas igrejas perceberem a riqueza em criar mais parcerias com as paróquias/missões anglicanas no próprio Brasil!". 


Ponto Missionário da Graça Divina em João Pessoa  


A Junta Paroquial irá estabelecer um programa de companheirismo  durante o ano de 2011, sendo distribuido em 4 trimestres. A idéia é ajudar a comunidade de João Pessoa com suporte pastoral(palestras, planejamento, música, juventude...) e também financeiro (bazares, almoços, ofertas voluntárias...). Em contra partida o Ponto Missionário também irá ajudar a Paróquia da Trindade através da riqueza cultural, pastoral e dos exemplos de incidência pública nos trabalhos desenvolvidos no estado da Paraíba.


Contexto do Ponto Missionário da Graça Divina


Grupo de Trabalho Companheirismo João Pessoa/São Paulo


O Ponto Missionário da Graça Divina (PMGD) está localizado na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, Região Nordeste do Brasil. Está vinculado à Paróquia Anglicana das Boas Novas, situado na cidade de Caaporã, Estado da Paraíba, pertencente à Diocese Anglicana do Recife.


João Pessoa é uma das mais atraentes cidades do Brasil, sendo considerada a cidade mais verde do Brasil (dada sua vasta arborização) e a segunda mais verde do mundo, perdendo posição para a cidade de Paris, capital francesa. Guarda reservas de mata atlântica nativa e tem um vasto acervo da fauna e flora brasileira.


 Além disso, é uma terra de povo hospitaleiro e gente humilde, que se abre ao mundo para partilhar de todas as suas belezas e riquezas. Gente que dança e se alegra, que festeja a vida, mas que, infelizmente, está inserida no ciclo vicioso da opressão social, política, e até religiosa, que está nas bases das opções históricas fundamentais do processo de construção do estado brasileiro.


Nossa cidade, assim como a grande maioria das cidades brasileiras, apresenta inúmeras violações aos direitos fundamentais da pessoa humana, manifestada na injusta distribuição das riquezas produzidas, que gera grandes bolsões de miserabilidade convivendo com o esbanjamento da parcela que compõe a elite social. A partir desta violação, crescem os índices de violência, notadamente da prática de crimes, muitas das vezes relacionados ao tráfico de drogas que tem cor, idade, sexo e classe social.


No plano político, nosso povo ainda convive com um sistema semi-feudal, sendo o cenário público estadual e no âmbito dos municípios conduzido por grupos familiares que o dominam há muito tempo. Toda a cultura política, portanto, é marcada pelo “coronelismo” e “paternalismo”, alimentada pelo baixo grau de escolaridade do nosso povo, que enxerga como benesses ações-dever dos poderes constituídos.


Reverendo Israel Cardoso e Defesa contra Homofobia no Estado da Paraíba


Com relação à religião, predomina a existência da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo considerada a Paraíba o terceiro Estado mais católico do Brasil pelos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devido ao próprio processo de colonização, sendo que é muito latente a intolerância do povo em geral às diferentes expressões de religiosidade, notadamente as de raízes africanas.


Diálogo Interreligioso na Paraíba


A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil vive uma situação muito particular em nossa cidade. Até o movimento cismático ocorrido em nossa diocese, contávamos com um certo número de paróquias e pontos missionários. Atualmente, só existe o nosso ponto missionário, que busca ser, destarte, o ponto focal do retorno da presença de nossa Igreja em terras pessoenses.


Sobre o nosso ponto missionário, é importante se falar que, em primeiro lugar, se trata de um pequeno núcleo que está retomando a missão e a presença da Igreja na cidade de João Pessoa, após algum tempo da ausência da mesma em virtude do movimento cismático ocorrido em nossa diocese, ao qual todas as comunidades anglicanas presentes até então na nossa Capital fizeram adesão. 


Foi instituído no ano de 2008, quando da chegada do Reverendo Israel Cardoso e de sua família em nosso Estado, que vivia na cidade de Palmas, Estado do Tocantins, onde assumia o ministério junto ao povo daquela localidade, e a partir da demanda dos fiéis que ainda se identificavam com a dinâmica da IEAB.


Tais circunstâncias favoreceram a retomada de um projeto de evangelização próprio da IEAB, sendo que, em decorrência do pouco números de fiéis e da impossibilidade de se levantar um montante necessário para os custeios de manutenção do funcionamento de nossa comunidade numa capela ou centro de pastoral, o trabalho se tornou difícil em termos pastorais e na própria visibilidade daquilo que ela propõe enquanto projeto de Igreja.


Atualmente, o PMGD conta com cerca de 15 fiéis, que, além de serem mantenedores do tímido projeto que existe, contribuem financeiramente, de forma esporádica, para a comunidade da Paróquia das Boas Novas.


A prática de gestos mínimos de solidariedade, como a visita a locais como instituições de assistência a crianças órfãs ou vivendo com necessidades especiais, e o apoio a alguns movimentos sociais, traduzem o desejo de colocação da comunidade a serviço de nosso povo, principalmente os segmentos que merecem uma adesão especial, que pode ser vivenciado de outra forma, se nosso ponto missionário tiver condições de manter um imóvel para onde possam convergir as demandas pastorais.


O atual local de funcionamento de nossas reuniões é na residência do Irmão Hélio Holmes, membro de nosso ponto, que, desde 2008, nos cedeu um espaço onde possamos realizar um momento de oração às quintas-feiras e nossa celebração eucarística aos domingos.


Com a possibilidade de colocação do PMGD em um local próprio, teríamos melhores condições para a prestação de serviços religiosos e sociais à população pessoense e paraibana, dando testemunho de nossa fé e de nossa esperança.


 Saiba mais sobre a Comunidade Anglicana da Graça Divina em João Pessoa