Skip to main content

Jovens Ecumênicos Realizam Lançamento Nacional da Campanha Contra a Intolerância Religiosa


O vento sopra onde quer, ouvimos a sua voz,
Mas não sabemos de onde vem, nem para onde vai...”

(Evangelho de João 3.8- Versículo Bíblico para Campanha da REJU)


No último domingo (23.01) a Igreja Anglicana, representada pela Paróquia da Santíssima Trindade de São Paulo, foi palco do Lançamento Nacional da Campanha Contra a Intolerância Religiosa promovida pela REJU (Rede Ecumênica de Juventude). Uma ocasião muito especial para tratar de um tema tão relavante para o contexto social e religioso brasileiro.


A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) tem dentro de suas estruturas pastorais a chamada COMISSÃO DE DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO. Atualmente é formada  pelas seguintes representantes provinciais: Dom Saulo Maurício de Barros, Revda. Ilaine Zschornack, Rev. Bruno Teles de Almeida e Sr. João Francisco Esvael.


No Calendário Anglicano de 2011, o dia 16 de janeiro dedicou entre outros motivos, as orações pela atual Comissão e no seu importante para a relevância pública da Igreja. A data não foi escolhida por acaso, pois 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate Contra a Intolerância Religiosa.


Segundo Jorge Atílio Iuanelli, integrante da equipe multidisciplinar da REJU:


"O versículo que nos inspira nesta Campanha Nacional pertence ao evangelho de João, um texto escrito para uma comunidade asiática muito dividida, com muitas brigas, buscando criar caminhos de unidade. Eram comunidades lideradas, também, e preferencialmente por mulheres. Brigavam entre si os(as) seguidores(as) de João Batista, os gnósticos, os judaizantes, para falar apenas de alguns grupos. A seqüência do texto: "ouvimos a sua voz, mas não sabemos de onde vem, nem para onde vai "; é parte da mensagem de Jesus. Tem um sentido claramente missionário, pois estamos todos(as) a serviço do Espírito, deste vento que sopra e tem um nome: Liberdade! O trecho é parte do texto que tem a controvérsia de como podemos nascer de novo, como podemos nascer do Espírito" (Blog da REJU).


REJU  


Uma comitiva de aproximadamente dez jovens de igrejas diversas, dentre elas destacamos um expressivo grupo da Igreja Batista, teve espaço garantido na Celebração Dominical da Trindade.


Paróquia da Santíssima Trindade


O jovem estudante  Daniel Souza, um dos dirigentes da REJU, deixou o seu recardo para as Igrejas sobre o importante papel da  juventude para a convivência pacífica entre as religiões.  


Daniel Souza REJU


Segundo os princípios que regem a Rede de Juventude: 


"É o espaço que busca favorecer a construção de redes regionais ecumênicas das juventudes, para a promoção dos direitos juvenis e o diálogo contra a intolerância.


Busca reunir jovens representantes de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, tendo em vista que essa parcela da população sofre inúmeras violações de direitos" (Blog da REJU).


Saiba mais sobre a Rede de Juventude


Paróquia da Santíssima Trindade